quinta-feira, 18 de setembro de 2014

O PAÍS DOS MARQUETEIROS


Em tempo de eleição, ganha mais eleitores aquele candidato ou candidata que conseguir convencer o povo de que ele ou ela é a melhor solução para resolver problemas sociais, econômicos etc. 
 

O que me causa espanto é ver algumas pessoas falarem de investimento em educação como se o dinheiro investido fosse do seu partido do coração. Alguns chegam a dizer que quem usufrui dos serviços públicos disponibilizados e critica o governo são ingratos. Ora bolas, investimento em educação é uma OBRIGAÇÃO do governo, é o dinheiro dos NOSSOS impostos, portanto merecemos ter o melhor e nosso dinheiro deve ser administrado com responsabilidade. 

Não podemos negar que uma relevante quantidade de prédios foram construídos nos últimos anos e lá dentro colocaram uma grande quantidade de estudantes. Mas devemos lembrar que quantidade de vagas não significa qualidade de ensino. 

De acordo com a OECDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), ter uma BOA educação aumenta consideravelmente a probabilidade de encontrar emprego e ter renda suficiente para viver bem. Ainda segundo a OECDE, a redução do trabalho braçal, nas ultimas décadas, fez com que o mercado de empregos necessitasse de trabalhadores mais instruídos e competentes. Assim, em um mundo cada vez mais competitivo, um diploma ou certificado não serve mais como garantia de emprego, nem de bom desempenho. O resultado das pesquisas estão aí para serem analisados.
 
Governo nenhum por mais que tenha investido em educação está fazendo favor ao povo. Afinal, investir em saúde, infraestrutura, educação e segurança É OBRIGAÇÃO. O que o Brasil precisa é de bons administradores, e não de bons marqueteiros.

Apesar de não gostar muito dessa ideia de ranking, o resultado abaixo é revelador e preocupante.
http://veja.abril.com.br/blog/impavido-colosso/em-ranking-da-educacao-com-36-paises-brasil-fica-em-penultimo/