segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dica de leitura

 

O Apanhador no Campo de Centeio - J. D. SALINGUER


Ótima leitura. Narrador em primeira pessoa.

A visão de mundo de um garoto, Holden Caulfield, jovem de 17 anos vindo de uma família abastada de Nova York e prestes a ser expulso de um colégio tradicional na pensilvânia, após ter sido colocado lá pelos pais para viver em regime de internato. Holden, reprovado em quase todas as matérias, resolve voltar para casa mais cedo, no inverno. Em seu caminho de volta para casa ele passa a refletir sobre sua existência no mundo.  Mas antes de se defrontar com os pais, tentando encontrar uma diretriz para o seu futuro ou uma ideologia para viver, Caulfield resolve procurar as pessoas mais importantes para ele: um professor, uma antiga namorada e sua pequenina irmã, objetivando explicar a confusão que passa em sua cabeça.

O romance tem as características de uma crônica e é chamado por alguns críticos como "a crônica da juventude do século XX" e talvez ainda seja deste século. Destaque para a linguagem despojada e coloquial utilizada, além das tiradas irônicas da personagem em relação as atitudes das pessoas ao seu redor.

Título original: "THE CATCHER IN THE RYE"


J.D. Salinger, autor do famoso livro, morreu aos 91 anos de causas naturais em New Hampshire, Estados Unidos, em 28 de janeiro de 2010.

Curiosidade: Esse foi o livro encontrado com David Chapman, executor de John Lennon, quando capturado pela polícia.


2 comentários:

Unknown disse...

Excelente este comentário sobre a forma, fácil e que nos mostar aquilo que sempre pensei a lingua é viva, temos q sempre agregar novos termos , novas palavras e nunca se torna uma coisa fixa, estudamos a coisa morta na ciencia humana , na historia, a lingua é viva se colocarmos obstáculos a ela morrerá ...

Giezzy disse...

É isso mesmo Eduardo. Mas não vamos esquecer da importância da Gramática. Ela é para ser estudada e aplicada, contudo não podemos esquecer das variações linguísticas existentes no nosso país, observando que para cada texto deve haver um contexto.

Abraço